13.9.05

Saravá, três vezes!

O Dia online, 6/8/2001...
Um homem todo de branco comanda o culto, cercado por pomba-giras, exus e pretos-velhos. Os auxiliares também se vestem do branco mais puro e acreditam nos poderes do sal grosso e do galho de arruda. Que religião é essa? Ihih, se vossuncê, respondeu umbanda, está errado, mizim fio. O culto bata a cabeça é da Igreja Universal do Reino de Deus. Saravá. A Sessão do Descarrego esse é o nome propagado pela própria igreja faz sucesso às terças-feiras, na Catedral da Fé [...]. É o momento, pregam os pastores, de retirar os encostos dos fiéis.

IURB

A igreja Universal aplica com eficiência os melhores instrumentos do marketing moderno como veremos.
TESTEMUNHOS
Testemunhos se bem usados são uma poderosa ferramenta de marketing, se assim não fossem não seriam tão utilizados por todos os gurus de marketing online na Internet. Testemunhos na TV ainda têm um poder maior que na própria Internet.
O que observamos nos testemunhos utilizados pela universal é que seguem um padrão extremamente constante. Indivíduos assolados por vários tipos de problemas sejam de ordem sentimental ou financeira são recuperados para uma vida de prosperidade e felicidade após chegarem à Igreja Universal. Todos afirmam que o processo não ocorreu da noite para o dia, mas sim após perseverarem na fé e, principalmente, atenderem às campanhas da Igreja rigorosamente de acordo como instruído pelo "homem de Deus" (pastores), dentre elas a famosa Fogueira do Monte Sinai.
Recentemente, na madrugada de 02/07/2005, um testemunho prestado no programa Ponto de Luz da TV Record, caracterizou bem a estranha lógica do Deus da Universal.
Uma senhora afirmava que mesmo após 15 anos de convívio dentro da Universal, orando, louvando e sendo uma pessoa cumpridora de suas responsabilidades em todos os níveis inclusive o religioso, não lograva alcançar a graça da felicidade e comunhão com Deus. Isto não acontecia em função dela não usar a "fé inteligente". Como explicava o Bispo Gerso Cardozo, condutor do programa em êxtase com o depoimento, era ela esperando por Deus e Deus por ela. Nada acontecia.
Somente após ela ter se "lançado" na Fogueira Santa do Monte Sinai, as bênçãos que a tornaram uma pessoa feliz e realizada em todos os planos começaram a acontecer. Conforme afirmava o Bispo Gerson ela até poderia ter alcançado com os seus quinze anos de devoção a própria salvação, mas não havia garantido uma vida de felicidade na Terra.
Que estranha lógica esta!
De nada vale uma boa conduta!
Há que se demonstrar a este Deus soberbo que realmente se acredita Nele, se "lançando".
E todos sabem o que significa se lançar, no jargão da Universal.
O perfil das pessoas que se apresentam para testemunhar também não vária muito. Com raras exceções, são pessoas do extrato social mais baixo da sociedade, principalmente, sob o aspecto cultural. A respeito destas pessoas é preciso considerar que para muitos as aparições em entrevistas de programas de televisão caracterizam seu minuto de fama e isto me parece particularmente verdade nos patéticos episódios de exorcismos das seções de descarrego. Pode até parecer estranho, mas na cabeça destas pessoas serem exorcizadas perante a multidão lhes confere um status dentro na comunidade da Igreja.
Para evitar problemas jurídicos com as religiões afro-brasileiras a Universal cunhou e popularizou um termo novo para definir os maus espíritos que são causa dos males do mundo. Eles os denominam de encostos .
Estes episódios de possessão são caracterizados como prova viva da realidade das pregações da Universal e muito impressionam os fiéis da Universal constantemente doutrinados de que todas as mazelas da humanidade são oriundas de "problemas espirituais" .
A grande e científica verdade é que não passam de manifestações de histeria patrocinados por pessoas carentes por atenção. Infelizmente, o termo histeria foi popularizado de forma errada escondendo o significado real fornecido pela medicina.
O Texto do Psique Web, reproduzido abaixo, esclarece bem esta confusão:
O termo histeria escapou, há tempos, do âmbito da medicina e passou ao uso popular. Na realidade xinga-se de histérico e não se diagnostica histérico. Essa postura cultural descaracteriza a histeria doença, influindo inclusive no médico não psiquiatra, o qual também acaba vendo o histérico como o malandro da medicina.
A maioria dos médicos não psiquiatras costuma adotar duas atitudes diante do paciente histérico; a expressiva maioria deles adota uma atitude de rejeição, achando que os histéricos ... não são doentes de verdade ou são doentes que não têm nada, e uma minoria, infelizmente, podem achar que a ... histeria é uma doença como as outras.
Surpreendo tanto aos médicos quanto aos leigos, essa misteriosa doença pode apresentar sintomas sem qualquer substrato físico, sintomas que mudam segundo a época, os costumes e as conveniências, sintomas que podem desaparecer como em um passe de mágica... E se procurarmos os motivos pelos quais os histéricos recorrem a esses sintomas, bem como o sucesso que se consegue com eles, é bem possível nos deparamos com uma inquietante dúvida: teremos todos somos um quê de histéricos.
A histeria sempre existiu na história humana, sempre acompanhou o ser humano desde sua introdução na vida gregária. Continuando a acompanhar as histéricas através dos séculos, no final da Idade média elas começaram a ser identificadas com as bruxas. A histeria passava a agregar genitália com o demônio. Aquelas criaturas femininas que curavam com poções mágicas, copulavam e faziam pactos com o demônio, entravam em transe e, como castigo, acabavam condenadas à fogueira. Os estados de transe e de possessão são classificados pela medicina como transtornos do tipo dissociativo da personalidade histriônica. O fenômeno da possessão tem caráter universal e a psicopatologia tenta explicá-lo em termos de sugestão ou auto-sugestão ou como resultado de desdobramentos do eu. Evidentemente a crença cultural em espíritos desempenha papel importante no aparecimento dessas possessões.
Nas Igrejas, o som, o tom e freqüência da voz do pastor ao evocar textos previamente escolhidos e seguidamente repetidos acabam por provocar o estado de transe e de possessão nas pessoas com comportamento histérico.
Um outro aspecto que incentiva os testemunhos encontramos na seção de prosperidade denominada Nação dos 318 Homens de Deus, reunião que a Universal qualifica, sem falsa modéstia, de maior congresso empresarial do pais. Somente a astúcia dos "marqueteiros" da Igreja Universal é que ousaria denominar mais esta histriônica seção de trombetas, 900 horas de jejum e orações, de congresso empresarial. Ainda afirmam, para aumentar as vantagens, que se trata de um congresso gratuito e o único com cobertura espiritual.
Na Nação dos 318, para se assemelhar às práticas em congressos empresariais, as pessoas colocam seus propósitos escritos em pastas de onde serão lidos e solucionados por Deus. Nestas seções, que acontecem todas as segundas-feiras no Templo Maior em Del Castilho, no Rio de Janeiro, os testemunhos têm mais um atrativo para quem os oferece. Trata-se da propaganda televisiva de seus negócios que é disponibilizada em vinhetas com informações de endereço e telefone para milhares de telespectadores. Estas mesmas pessoas são quase sempre apresentadas em outro programa da rede de programações da Igreja Universal, denominado Empresários Em Foco. Lá a exposição e a propaganda gratuita são ainda maiores.


veja a fonte

11.9.05

Bah, tchê!

Apesar de 99,9% do povo do Rio Grande do Sul orgulhar-se enormemente de ser gaúcho, nem sempre essa palavra teve uma conotação dignificante. Pelo contrário: gaúcho (no Brasil, assim como no Uruguai e na Argentina) era sinônimo de vagabundo, contrabandista e desregrado. Foi depois da metade do século 19, por meio da literatura, que a acepção pejorativa deu lugar a outra, nobilitante.
veja a fonte

4.9.05

Cunhado na família (Falcão)

Dizem que a família
é a célula madre da sociedade.
Dizem mas não sabem
O que é ter uma sogra
ou um cunhado nas proximidades.
Também dizem que o amor
É isso e aquilo e também é cego
E a convivência modal o caráter,
isso eu não nego.
Pois lá em casa é assim,
vivemos na mais perfeita comunhão
Apesar de papai desempregado,
De meu irmão ter sido eleito vereador
E mamãe ter fugido com um soldado.
Mas minha irmã teve um filho lindo com vovô
E esse fato tem unido por demais nossa família
Não obstante um primo meu ser baitôla
E minha tia sapatão ter seduzido a minha filha
É melhor viver saudável e feliz da vida
Do que morrer com a boca cheia de formiga
É melhor estar ao lado de quem você gosta
Do que pisar descalso num monte de bosta