12.10.06

O jumento é nosso irmão

"O jumento é nosso irmão, quer queira ou quer não. O jumento sempre foi o maior desenvolvimentista do Sertão. Ajudou o homem na lida diária, ajudou o homem, ajudou o Brasil a se desenvolver. Arrastou lenha, madeira, pedra, cal, cimento, tijolo, telha. Fez açude, estrada de rodagem. Carregou água pra casa do homem. Fez a feira em cima de montaria. O jumento é nosso irmão. E o homem, em retribuição, o que é que lhe dá? Castigo, pancada, pau nas pernas, pau no lombo, pau no pescoço, pau na cara, nas orelhas. O jumento é bom, o homem é mau. E quando o pobre não agüenta mais o peso de uma carga e se deita no chão, vocês acham que o homem chega e ajuda o bichinho a se levantar? Hum! Pois sim! Faz é um foguinho debaixo do rabo dele. O jumento é bom. O jumento é sagrado. O homem é mau. O homem só presta pra botar apelido no jumento. O pobrezinho tem apelido que não acaba mais: babau, gangão, bregueço, imagem do cão, mosqueiro, corneteiro, seresteiro, sineiro, reloje… Ele dá a hora certa do sertão. Tudo isso é apelido que o jumento tem: astronauta, professor, estudante, advogado das bestas. É chamado estudante porque quando o estudante não sabe a lição da escola, o professor grita logo: "Você não sabe porque você é um jumento". E o estudante, pra se vingar, botou o apelido no jumento de professor, porque o professor ensina a ler de graça. Pois sim. Quem ensina a ler de graça é o jumento. É assim: a, e, i, o, u, u, ipsilone, ipsilone… Só não aprende a ler quem não quer. Esse é o jumento nosso irmão. Animal sagrado. Serviu de transporte pra Nosso Senhor quando ele ia para o Egito. Quando Nosso Senhor era pirritotinho. Todo jumento tem uma cruz nas costas, não tem? Pode olhar que tem. Todo jumento tem uma cruz nas costas. Foi ali que o menino santo fez um pipizinho, por isso ele é chamado de sagrado. Jumento meu irmão, o maior amigo do Sertão. Ele é cheio de presepada, sim senhor. Uma vez ele me fez uma, menino, que eu não me esqueci mais. Quando dá as primeiras chuvas do Sertão, a gente planta logo um milhozinho num munturo da casa da gente porque dá ligeiro e é milho doce. Dá ligeirinho, ligeirinho. O jumento cismou de ser meu sócio. Eu disse: "Eu pego ele…" Quando ele invadiu minha roça, eu preparei uma armadilha, cheguei perto dele e disse: "Comendo meu milho, hein? Vou lhe pegar!" Ele balançou a cabeça, ligou as antenas, troceu o rabo, troceu, troceu, troceu, deu corda e disparou. Deu um pulo tão danado na cerca que nem triscou na minha armadilha. Correu uns dez metros, deu meia-volta, olhou pra mim e me gozou: "Seu Luizzzz! Seu Luiz, comi seu mi e como, e como, e como." Fi da peste, comeu mesmo, mas eu gosto dele porque ele é servidorzinho que é danado. Animal sagrado, jumento meu irmão, eu reconheço o teu valor, tu és um patriota, tu és um grande brasileiro. Eu tô aqui jumento, pra reconhecer o teu valor meu irmão!"

7 comentários:

Renata Almeida disse...

Claro que vc sera convidado...alias, como sempre eh...so precisa vc aparecer!!!
Beijocas

Anônimo disse...

Gostei para não dizer adorei esta mensagem sobre o Jumento, presisamos urgemtemente realizar uma campanha de preservação do nosso Jeguinho, pois pelo seu insignificante, (depois de explorado é claro) valor econômico esta sendo solto nas rodovias causando muitos acidentes.

Anônimo disse...

Oi Pessoal, Há muito estou procurando essa musica e graças ao abençoado "meninim" parte da minha busca aconteceu, agora alguem tem a musica em mp3 que possa disponibilizar pra mim, procuro essa musica por uma quetão muito pessoal. Se alguem puder me fazer essa favor, ficarei muitissimo grato. Um abraço a todos.
E MUITO OBRIGADO MENININ.
Isac Pena
ispen2@yahoo.com.br

Mininim® disse...

enviei a música para o seu e-mail.
espero ter ajudado.
Abraço

Anônimo disse...

Rapaz, vc nem faz ideia do quanto vc me ajudou.
Muitissimo obrigado mesmo

um forte abraço.

Isac Pena

Anônimo disse...

E eu troco o jumento por qualquer um cabra que se diz bom?! rss Jumento é animalzinho sagrado!!! Obrigado LULA!

Anônimo disse...

Olá!!!
Fico muito grata se alguem puder disponibilizar essa musica pra mim em mp3...Preciso dela pra fazer um trabalho e é muito urgente.
Meu email:titinha59@ig.com.br